Tecidos: materiais e aplicações

Tecidos versáteis para a indústria têxtil

Tecidos são constituídos de fios entrelaçados em ângulos certos; a tecnologia de tecelagem e os fios usados no processo são os responsáveis pelas características do tecido.

Os materiais de alta performance para moda masculina e feminina da Freudenberg Performance Materials usam tecidos principalmente para entretelas desenvolvidas para a indústria têxtil, incluindo:

Tecidos de trama e urdume feitos de fibras de algodão ou sintéticas

Estes tecidos são usados principalmente para camisas, jaquetas e calças na moda masculina, mas também para blusas na moda feminina. Os tecidos são caracterizados por um alto grau de estabilidade e uma superfície macia e lisa.

Tecidos feitos de fios especiais – como pêlos de animais

Estes materiais com a textura semelhante a pelos de animais (como, por exemplo, uma mistura de pelos de cabra ou cavalo com viscose) para moda masculina clássica oferecem altíssima resiliência. Para atingir esse efeito, são usados fios deformados feitos de materiais extremamente resilientes, como pêlos de cavalo.

Tecidos de poliéster e poliamida, fios e multifilamentos texturizados

Estes tecidos apresentam um grau definido de elasticidade em sentido longitudinal ou transversal e são geralmente fusionados com tecidos externos que também apresentam elasticidade. A maioria desses tecidos elásticos é feita a partir de multifilamentos texturizados. Além disso, os tecidos bi elásticos estão com uma alta demanda: geralmente a elasticidade na direção do urdume é claramente maior do que na direção da trama. O benefício desses tecidos, quando fusionados com outros materiais, é que são altamente adaptáveis. A adição de etapas de produção posteriores permite aos tecidos serem usados em uma ampla variedade de aplicações, desde a moda masculina clássica até a moda feminina mais leve e moderna.

Obtenha mais informações